"...se você me olhar de baixo eu posso ser deus, se você me olhar de cima eu posso ser diabo, mas se você me olhar nos olhos eu sou você..." (-marilyn manson)

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

odinismo

"odinismo", "asatru" ou "neo pagãnismo nordico".posuem menos aderentes do q o neo paganismo de origem celta e é bem menos difundido.

dizem ser os herdeiros d uma cutura q sobreviveu ao cristianismo, adoram os deuses nordicos da guerra e a deusa da fertilidade.

diz se que a "avó"da renovaçao do odinismo folclorico foi elsie christiansen, exilada dinamarquesa e anarquista, influenciada pela obra "emperium" (de francis parker yockey), sobre o facismo.
hj em dia os odinistas tentam se livrar da fama de neo nazistas, falando apenas ser uma seita/religiao q venera natureza e deuses nordicos, da mesma forma q wiccas tentam se livrar da fama de serem satanistas.

 obviamente nem todos asatrus sao neo nazistas, mtos deles dizem q religiao e politica nao se misturam, mas como o nazismo é das raizes do odinismo,  odinistas que se dizem eugenistas (contrario de racistas), são como evangelicos dizerem q nao creem em deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário