"...se você me olhar de baixo eu posso ser deus, se você me olhar de cima eu posso ser diabo, mas se você me olhar nos olhos eu sou você..." (-marilyn manson)

terça-feira, 14 de setembro de 2010

animismo

animismo eh a religiao em q se acredita q todos os elementos da natureza (oceano, areia...)  e do cosmos (sol, lua...), todos os fenomenos naturais (chuva, vento...) e todos seres vivos (animais, vegetais...) são coisaas "vivas", possuem sentimentos, emoçoes, vontades, desejos e ate inteligencia.

no espiritismo o termo animismo eh utilizado de forma diferente, para designar um fenomeno em q o espirito do proprio medium se manifesta por ele.

há 3 crenças baseadas no animismo:
Animismo Africano:
 q eh uma visao monoteista q deus se encontra num plano secundario, pq eh representado por suas criaçoes terrenas.
Xintoismo:
baseiase no culto aos "kami"(deus ou divindade). os kami podem ser tb forças vitais ou espíritos da natureza. ao contrario dos deuses d otras religioes, eles não são onipotentes ou oniscientes, possuem poderes limitados. e nem todos kami sao bons. Alguns podem ser d locais ou conhecidos como espíritos de um local em particular ou a lugares (montanhas, ervas, arvores, vales, mares, encruzilhadas). alguns representam elementos ou processos da natureza.
Panteismo:
identifica o universo com deus, sustenta q deus é tudo e tds, q tudo e tds é deus, ou mtos deuses representados por elementos da natureza e universo.   

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário